Entre os 11 e 14 anos o jovem parte do Ramo Escoteiro, divididos em patrulhas de 5 a 8 jovens, de meninos e meninas, que juntas formam uma tropa. Aqui, além de trabalhar em equipe e entender a importância de respeitar a natureza, são apresentadas diversas situações que colaboram com os jovens se tornarem deixam mais confiantes e decididos.
Cada patrulha tem seu próprio bastão e bandeirola, onde são gravadasas lembranças marcantes das experiências vividas juntos, assim como o livro de patrulha, que tem todas as informações sobre os membros e fotografias de todas as ações. Na patrulha há um monitor, eleito por todos, que age como um líder, a patrulha também desenvolve algumas atividades por conta própria, como ir ao campo, ao cinema, jogar algum jogo, etc.
Atividades como acampamentos e excursões fazem parte da vivência no Ramo Escoteiro, sempre com a orientação de adultos. Com o lema “Sempre Alerta”, os escoteiros são estimulados a explorar novos territórios, conhecer coisas novas, sempre com o grupo de amigos.
Antes de completar 15 anos, o jovempassa por um período de transição para se adaptar à realidade do Ramo Sênior e despedida da tropa escoteira com a Cerimônia de Passagem.